É um sistema tradicional da região, o qual maneja culturas à sombra das árvores nativas da Mata Atlântica. A missão da cooperativa é a preservação da mata através do incentivo no aumento da área de produção do cacau Cabruca.
O Sistema Cacau “Cabruca” conservou uma fauna diversificada e tecnicamente pouco conhecida, recursos hídricos regionais e fixou o homem no meio rural.
A soma de todos esses valores, compõem um ecossistema único, diferenciado e extremamente diversificado, conhecido como – ecossistema cacaueiro, sendo ele, sem sombra de dúvida, a maior riqueza que a Região Cacaueira da Bahia foi capaz de gerar para o mundo.
É SUSTENTAVEL
Apropriado para agricultura familiar.
Utilização de subprodutos da floresta.
Uso de subprodutos do cacau.
Socialmente justo.
Ecologicamente sustentável.
Acumula mais de dois séculos e meio de saberes das comunidades locais.
É valioso na conservação da biodiversidade; da flora e da fauna silvestre.
Protege as margens de rios e lagoas.
CONSERVAÇÃO PRODUTIVA
A Mata Atlântica é um Patrimônio da Humanidade. Os poucos fragmentos que restam dessa mata estão em Unidades de Preservação ou no Sistema Cacau Cabruca.
Torna-se imprescindível permanecer nesse modelo que sobreviveu de forma sustentável até o fim do segundo milênio. Seus saberes e suas práticas contemplam os valores que hoje consideramos essenciais ao desenvolvimento sustentável.
Diferente dos modelos agrícolas produtivistas com intenso uso de capitais, agroquímicos e degradação de recursos naturais, preserva e não polui.
“É PRIMORDIAL NOS DIAS DE HOJE, CONHECER A ORIGEM E TODAS AS ETAPAS DO QUE INGERIMOS, O PROCESSO CORRETO DO INÍCIO